Atribuições Mais Frequentes dos Consultores de Vendas



São muitas as atribuições dos consultores de vendas. Apresentaremos abaixo as mais freqüentes, ressaltando que nem sempre todas elas estão presentes nos processos. Dependendo do produto e do serviço que a empresa oferece, algumas dessas atribuições podem ter um grau de importância maior, menor ou simplesmente ser excluído do processo.

Criar novos clientes – Para aumentar as vendas e substituir os clientes que vão sendo perdidos no decorrer do tempo, muitas empresas necessitam prospectar continuamente novos clientes.

Vender mais para os clientes atuais – O incremento das vendas no futuro depende não só da manutenção dos volumes vendidos aos clientes atuais, mas também da sua ampliação.

Construir relacionamento de longo prazo – Conquistar um relacionamento comercial positivo e profissional com pessoas dos mais diversos níveis hierárquicos das organizações, dentro de um clima de confiança e colaboração.

Atuar como solucionador dos problemas do cliente – Identificar os problemas potenciais ou existentes e demonstrar de que forma o uso de seus produtos ou serviços podem eliminar ou minimizar esses problemas.

Prestar serviços aos clientes – Ampla gama de serviços deve ser oferecido e prestado aos clientes, incluindo atendimento de reclamações, devolução de mercadoria, fornecimento de amostras, sugestão melhorias, treinamentos e muitos outros.

Ajudar a clientela a revender os produtos para os clientes dela – Parte importante do trabalho de muitos profissionais de vendas é ajudar os atacadistas, revendedores e distribuidores a revender os produtos. Essa ajuda inclui desde auxílio em todos os aspectos que compõe a Gestão do Negócio, como: Marketing, Planejamento Estratégico, Finanças, Logística e Vendas, até a contribuição na formação dos profissionais das mais diversas áreas.
Capacitar os clientes a usarem os produtos – Após a venda, é comum a necessidade de iniciar um novo trabalho de demonstração, orientação, treinamento e monitoramento com os profissionais que atuam na empresa do cliente.

Fornecer informações de mercado – Obter e transmitir para sua empresa informações sobre a concorrência, as reações dos clientes aos produtos ou os serviços e as novas oportunidades.

por Rodnei Domingues

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