Em muitas das atuais organizações de vendas, os profissionais de vendas não trabalham sozinhos, pois trabalham em equipes multifuncionais. Essas equipes são compostas por especialistas de várias áreas, que garantem que suas empresas possam identificar com exatidão as complexas necessidades do cliente e fazer com precisão as recomendações mais adequadas.
No papel de coordenador de equipe, o profissional de vendas consolida todas as informações, atividades e recursos necessários para dar suporte aos clientes, antes, durante e depois da venda. Ele trabalha no sentido de reunir todos os recursos da organização para o cliente e funciona como principal ponto de contato entre a empresa do cliente e a sua empresa.
O profissional de vendas sabe quem, na sua empresa, melhor se presta para criar uma solução exclusiva para determinado cliente, o que muitas vezes exige que uma nova equipe, com integrantes de diversas áreas, seja formada.
A venda em equipe reúne as pessoas adequadas e os recursos necessários para fazer a visita de vendas. Essa visita de vendas pode ocorrer por telefone, pessoalmente e/ou por conferência videofônica. Pode-se passar rapidamente para o cliente uma ampla gama de informações, orientações, idéias e até mesmo decisões.
À medida que a videofônia e os recursos de comunicação orientados pela plataforma IP for se difundindo, colocando à disposição de todos a tecnologia digital de áudio e vídeo, veremos o surgimento das visitas de vendas tela a tela. O profissional de vendas ou a equipe de vendas ficará na frente do computador e se comunicará diretamente com o comprador ou a equipe de compras.
O profissional de vendas precisará da competência para fazer tanto a apresentação face a face, ou um a um, como a apresentação em grupo e telefônica.
Por Rodnei Domingues